Como Escolher um Projeto de Veleiro

Escolher um projeto de barco para construir, especialmente quando se trata de um veleiro, envolve conhecimento em diversas áreas. Aprender conceitos básicos de Yacht Design (projeto de veleiros) pode abrir novos horizontes e permitir escolhas melhores.

Construir ou adquirir um veleiro é um sonho de muitos. Escolher o barco ideal, porém, vai além do sonho, pois é uma escolha que deve se basear em critérios de navegação, segurança e investimento. Nossa sugestão para quem está em dúvida sobre qual o melhor projeto de veleiro para realizar seu sonho de navegar, é proceder como se você fosse um projetista, que tivesse diante de si uma folha em branco e estivesse iniciando os primeiros esboços de um novo projeto.

Um projetista começa perguntando àquele que solicita o projeto quais seus desejos, preferências, interesses e ideias. As informações coletadas nessa primeira entrevista são a base de um briefing que vai orientar o projeto, e são basicamente subjetivas. A próxima etapa consiste em interpretar esta entrevista e converter os desejos subjetivos em requisitos de projeto mensuráveis, objetivos. Por exemplo, dimensões, características de estabilidade, expectativa de desempenho, capacidade de tripulantes e método construtivo.

A partir daí começa o projeto conceitual, onde o projetista vai criar uma nova embarcação, buscando atender ao máximo os requisitos técnicos. Além de fatores quantitativos, entra em jogo também a criatividade para desenhar uma embarcação que, além de funcional, seja elegante e transmita suas qualidades através de sua forma.

Da mesma forma, quem está a procura de um projeto, pode fazer escolhas muito mais acertadas procedendo como um projetista. Por isso é muito importante adquirir conhecimento técnico, para que desejos subjetivos não levem você a fazer uma escolha errada. O Curso de Projetos de Barcos Madeira Mar é excelente para quem está escolhendo um projeto. É um investimento modesto em termos financeiros, mas que resulta em uma grande economia a médio e longo prazo, pois você fará escolhas mais acertadas, que resultarão em um barco que não apenas realizará seus sonhos, como também fará isso com o melhor custo-benefício.

A chave para fazer escolhas sábias é colocar no papel suas impressões, vontades, desejos e preferências, e submetê-las à peneira dos requisitos técncos de projeto. Muitas vezes, uma determinada preferência não pode ser satisfeita em função de outra que resulta em um requisito oposto. Por exemplo, um casco de planeio como os de veleiros de regata modernos não é adequado para um veleiro de cruzeiro para longas travessias em família, pois exigem tripulação experiente e fisicamente preparada para uma velejada molhada, rápida e sempre arriscada. Custo, um fator que é sempre importante, está diretamente relacionado com tamanho. Em geral, preço cresce na proporção direta do deslocamento. Um barco de 19 pés, com deslocamento de 1,5ton, custa o dobro de um veleiro de 16 pés, que tem deslocamento ao redor de 800kg. A regra vale para o custo de material para construir um barco, e para barcos usados do mesmo tipo (monocascos de cruzeiro cabinados, por exemplo).

O Curso de Projetos Presencial de São José (Grande Florianópolis), que será oferecido dias 4 e 5 de março, é uma oportunidade perfeita para você trazer suas ideias e sonhos e aprender como escolher o barco perfeito para realizá-los. Faça sua inscrição hoje mesmo, pois as vagas são limitadas a 10 participantes!

Para saber mais, visite a página do curso ou entre em contato com nossa equipe AQUI!

Se preferir fazer este mesmo curso online, visite a página do Curso de Projetos de Barcos Online!

Tags: , ,